Autor
Assessoria de Imprensa
Base de Pesquisa da UFMT fortalece estudos no Pantanal
O Dia Mundial das Áreas Úmidas, celebrado em 2 de fevereiro, reforça a importância da conservação desses ecossistemas essenciais para o equilíbrio ambiental, social e econômico. No Brasil, a Convenção de Ramsar reconhece 27 sítios de importância internacional, garantindo a proteção de ecossistemas estratégicos. Em Mato Grosso, a Base Avançada de Pesquisa do Pantanal (BAPP), gerida pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desempenha um papel crucial no suporte a estudos e atividades de ensino voltados para uma dessas relevantes áreas úmidas do Brasil, o Pantanal.
Inaugurada em maio de 2007, a estrutura ocupa uma área de 10 mil metros quadrados dentro do Parque SESC Baía das Pedras, em Poconé, a aproximadamente 150 km de Cuiabá. Seu projeto arquitetônico, assinado pelo arquiteto José Afonso Botura Portocarrero, foi inspirado na cultura indígena Boe Bororo, resultando na instalação de estruturas semelhantes a "ocas".
A infraestrutura da BAPP inclui laboratório para triagem de material biológico, auditório com capacidade para 20 pessoas, cozinha, refeitório e alojamentos climatizados com banheiros, acomodando até 16 usuários.
A utilização da base é gratuita para as aulas de campo dos cursos de graduação e pós-graduação e para pesquisadores(as) vinculados a projetos cadastrados na UFMT. Além da UFMT, a BAPP proporciona suporte para pesquisas de outras instituições nacionais e internacionais, fortalecendo a cooperação científica e ampliando o conhecimento sobre o bioma pantaneiro.
Pilar para a pesquisa científica
Ao longo de quase 20 anos de existência, a Base Avançada de Pesquisa do Pantanal se consolidou como um pilar fundamental para o desenvolvimento científico no estado. Segundo dados da Supervisão Técnica de Projetos de Pesquisa (STPP/PROPeq) entre 2017 e 2024, a base recebeu, em média, 190 usuários por ano. Esse número foi impactado em 2020 pela pandemia de COVID-19, quando o atendimento foi suspenso para garantir o distanciamento social.